sábado, 11 de abril de 2009

CARMEN MIRANDA


Maria do Carmo Miranda da Cunha (Marco de Canaveses, 9 de Fevereiro de 1909 - Beverly Hills, 5 de Agosto de 1955)

Carmen Miranda nasceu em Portugal, mais precisamente em Marco de Canaveses, em 9 de Fevereiro de 1909 e faleceu em Beverly Hills, EUA, no dia 5 de Agosto de 1955. A cantora e atriz, que atuou no teatro e cinema, se tornou famosa internacionalmente como principal divulgadora da música brasileira na década de 1930 a 1950. Chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos. Pouco depois de seu nascimento, seu pai, José Maria, emigrou para o Brasil, onde se instalou no Rio de Janeiro. Em 1910, sua mãe, Maria Emília seguiu o marido, acompanhada da filha mais velha, Olinda, e de Carmen, que tinha menos de um ano de idade. Carmen nunca mais voltaria à sua terra natal, o que não impediu que a câmara municipal do Marco de Canaveses desse seu nome ao museu muncipal. Em 1929, foi apresentada ao compositor Josué de Barros, que encantado com seu talento passou a promovê-la em gravadoras e teatros. O grande sucesso viria a partir de 1930, quando grava a marcha “Pra Você Gostar de Mim” (”Taí”), de Joubert de Carvalho. Antes do fim do ano, Carmen já é apontada pelo jornal O País como “a maior cantora brasileira”.

Um comentário:

  1. Cresci ouvindo minha mãe cantando, maravilhosamente, algumas músicas de Carmem Miranda, Aurora Miranda, Dolores Duran, Elizeth Cardoso, Dalva de Oliveira, Ângela Maria... Eram fenomenais!
    Curiosidades: Carmem Miranda (Maria do Carmo) ganhou o apelido de Carmen no Brasil, graças ao gosto que seu pai tinha por Óperas; era irmã de Aurora Miranda; as duas irmãs imortalizaram a canção Cantoras do Rádio (João de Barro, Lamartine Babo e Alberto Ribeiro). PARABÉNS PELA HOMENAGEM A ELA!
    Abraço. Uilmara

    ResponderExcluir